O equilíbrio na alimentação, o emagrecimento e a Homeopatia

O equilíbrio na alimentação, o emagrecimento e a Homeopatia

A alimentação adequada é um dos fatores mais importantes para a saúde do ser humano. Para que isso aconteça precisamos ter em mente que algumas diretrizes devem ser seguidas:

  1. Não se deve fazer jejuns prolongados pois, ao sentir muita fome, você poderá ficar de mau humor, cansado e muitas vezes até doente, e dificilmente conseguirá emagrecer.
  2. Um lanche intermediário de manhã e um à tarde são suficientes para estimular  o metabolismo.
  3. Procurar comer de três em três horas, é um método dos mais saudáveis para acelerar o metabolismo e assim conseguir um emagrecimento gradual e adequado. Mas para isso é preciso que haja uma alimentação com menor quantidade de calorias do que normalmente se está introduzindo no organismo.
  4. Fracionar as refeições durante o dia combate o efeito sanfona já que o hábito de comer bem fará com que a pessoa não volte a engordar normalmente.

Alimentação balanceada melhora o metabolismo

Entender como funciona o seu metabolismo é essencial para perceber a importância e os benefícios de se alimentar durante as principais refeições. O organismo trabalha com reservas e, quando o tempo entre as refeições acaba sendo muito longo, essas reservas vão se esgotando. Com o organismo fraco e debilitado, a pessoa pode desenvolver infecções e, em casos graves, até inanição. Além disso, os transtornos alimentares, como a anorexia, estão diretamente associados à prática de jejuns prolongados.

img17

Nada de beliscar entre as refeições

É importante realizar uma educação alimentar, e ao passar o dia  beliscando alimentos (que é um hábito comum entre as pessoas acima do peso ideal),  não colabora com  o seu equilíbrio orgânico. O agravante é que  normalmente, os alimentos escolhidos para os petiscos são carregados de açúcares, gorduras e sal, e além de serem prejudiciais à saúde, colaboram muito para o aumento de peso.

É preciso montar uma rotina alimentar saudável e, principalmente, prestar atenção na qualidade dos alimentos que são ingeridos.

Alimentação fracionada evita problemas de saúde

A alimentação fracionada garante uma vida mais saudável e equilibrada. Essa atitude traz benefícios para pessoas que sofrem com problemas como gastrite, diabetes, colesterol alto e refluxo, entre outros.

Outro problema que envolve as horas em jejum, são as dores de cabeça constantes. O cérebro não tem qualquer reserva energética e, por isso, independente do estado nutricional é necessário que haja um suprimento de glicose, presente nos alimentos fontes de carboidratos. Situações de hipoglicemia, por exemplo, acarretam alterações no funcionamento do sistema nervoso central que vão desde cefaléia até a dificuldade de fala, distúrbios neurovegetativos e outros.

img14

Benefícios da alimentação saudável

Só a idéia de acabar com o sofrimento de passar horas e horas sonhando com um pouco de comida, já é o bastante para optar pelos lanches saudáveis entre as refeições, assim proporcionando na  maioria das vezes, um metabolismo mais dinâmico e um maior equilíbrio de nutrientes, fazendo com que a quantidade de energia de cada refeição seja mais adequada, evitando assim,  os exageros nas principais refeições.

A Homeopatia na alimentação

O médico homeopata procura demonstrar a importância da educação alimentar na vida de todos e pode prescrever medicamentos importantes para o  processo de equilíbrio que o paciente necessita. Ele poderá tratar com sucesso fatores como o stress que proporcionam grandes desequilíbrios metabólicos e que levam as pessoas a comer demais.

Considerado por muitos como a doença do século, o stress torna o paciente muito ansioso, angustiado, e aumenta os riscos de desenvolver doenças psicossomáticas de todos os tipos como depressão,  transtornos do pânico e outros.

O tratamento homeopático é fundamental nestes processos porque atua exatamente buscando o equilíbrio físico e emocional do ser, tratando com sucesso todos estes fatores que induzem o paciente a se alimentar em demasia e sem cuidado.

A educação alimentar  adequada e o tratamento homeopático concomitantes são grandes pilares para uma vida melhor e mais saudável.


Um abraço a todos,

Maldonado.