A Homeopatia como tratamento holístico

A Homeopatia como tratamento holístico

Chegamos ao século XXI, entramos na era da globalização e constatamos que apesar dos avanços da tecnologia e da ciência ainda temos muito o que pesquisar sobre o grande mistério que é o ser humano, com suas questões físicas e psicológicas. O homem hoje é um ser estressado, angustiado, deprimido, desorientado, pois não consegue lidar nem com seus problemas emocionais nem com o meio ambiente hostil que o cerca.

Enfrentamos situações como assaltos, roubos, sequestros, envolvimentos com drogas, separações, falta de emprego, etc. Tudo isso nos leva a adoecer, e tratar apenas dos sintomas aparentes pode não ser suficiente. É necessário um tratamento de forma global, que envolva o físico e o emocional.

É aí que surge a Homeopatia, um método de tratamento que possui justamente estes fundamentos.

A síndrome do pânico, depressões em geral, ansiedade ou angústia que levam a processos orgânicos importantes (processos psicossomáticos), agitação, falta de concentração, atraso escolar nas crianças, são situações em que a Homeopatia tem uma atuação importante, ajudando muito o paciente a se equilibrar.

Até mesmo a gastrite e a asma são sintomas de algo maior. E não adianta tratar de uma gastrite apenas utilizando medicamentos protetores de mucosa gástrica, ou de uma asma administrando broncodilatadores e corticóides, que tiram o paciente da crise, mas não tratam efetivamente dos fatores físicos e emocionais que podem estar levando o paciente à crise.

Pelo método convencional de tratamento o paciente melhora seus sintomas mas, posteriormente, é frequente a doença voltar, já que alguns fatores desencadeantes não foram adequadamente tratados.

img10

Tratamento homeopético para crianças

É comum em crianças, por exemplo, episódios emocionais ligados a separações que levam ao adoecimento. Os problemas emocionais frequentemente baixam a imunidade dos pequenos e eles passam a apresentar processos catarrais, amigdalites, otites, sinusites, bronquiolites, e processos alérgicos em geral como rinites, bronquites, asma, eczemas, e outros que dificultam a vida de qualquer família. A Homeopatia pode tratar destas repercussões que o paciente sofre e então conseguir maravilhosos resultados.

A Homeopatia como tratamento para alergias de inverno

No Inverno, em que o frio, a umidade e a mudança de temperatura predominam, muitas doenças respiratórias agravam seus sintomas devido a grande oscilação da temperatura. Pelos métodos convencionais não há como dessensibilizar o paciente diante destes fatores. A Homeopatia possui medicamentos capazes disso, tornando-os mais fortes para lidar com alergenos como a poeira, o mofo, os ácaros, pelos de animais, e outros. Conseguindo assim melhores resultados, principalmente naqueles que tendem a fazer mais de uma crise, ou seja, pacientes que têm uma tendência a cronificar doenças.

Com o tratamento homeopático, os sintomas diminuirão de intensidade, ou espaçarão, até atingirem a cura, de uma forma suave, rápida, segura, e principalmente, sem efeitos colaterais. Muitos antibióticos, anti-inflamatórios, corticoides e antialérgicos, dependendo de cada caso, podem ser evitados com o uso da Homeopatia.

Eventualmente, o médico homeopata pode também, dependendo de cada paciente e sua reação à medicação homeopática prescrita, fazer uso concomitante da medicação tradicional e à medida que ocorra uma melhoria dos sintomas apresentados deverá retirar paulatinamente os medicamentos alopáticos e continuar o tratamento apenas com os homeopáticos, com ótimos resultados, sem prejuízo para o paciente.

 

Um abraço a todos,

Maldonado.